Fale conosco: +55 (18) 4101-2017
Siga nossas redes sociais
Passo-a-Passo da Construção Container

É comum recebermos aqui na Up! Containers pedidos para entender como funciona o passo-a-passo da construção container. Pois vamos aqui resumir 7 etapas, desde o momento do desenho do projeto até a entrega do imóvel container, transformado, prontinho para usa-lo no seu terreno. Vamos aos tópicos:

1. Desenvolvimento de Projeto

Passo-a-Passo da Construção Container - Desenvolvimento de Projeto

O 1º passo quando há decisão de Construção é o Desenvolvimento de Projeto (Concepção e Engenharia).

📞 “Oi! Quanto custa um carro?” Já pensou chegar na Honda e fazer essa pergunta? Rs! O normal é definirmos primeiro qual o carro desejado (o tipo, padrão e quanto estamos dispostos a investir), o que queremos nele (acessórios), cores, rodas, bancos, etc. No final temos o preço completo.

Na construção civil não é diferente. E apenas em raras empresas você já tem algum modelo pré-definido, como na UP!, onde você pode ver aqui no site (upcontainers.com.br/loja) vários modelos de construções container com preço para começar a trabalhar seu sonho.

O 1º passo então é traçar o seu plano de curto, médio e longo prazo. Basicamente é refletir sobre como e onde você está hoje e onde e como você deseja estar no futuro. E então procurar ajuda de um profissional especialista da área (Engenheiro/Arquiteto + Especialista em Construção Containers).

Perguntas como:
❓Qual o tipo de construção, comercial ou residencial?
❓Quantas pessoas (família ou clientes) usufruirão do espaço?
❓Qual o local, hoje e amanhã, desejo alocar meu imóvel container?
❓Quanto quero investir (capital próprio ou financiamento)?
❓Quando preciso do imóvel pronto?
❓Qual o padrão de acabamento anseio?

Respondidas estas e outras perguntas do gênero, ai entrará o profissional, que obrigatoriamente deverá seguir a orientação acima.

E ao contrário do que alguns imaginam, desenvolver um projeto não é custo, é literalmente um investimento. Exato!

Aqui você terá a definição perfeita de como será seu imóvel, antes de ele existir. É tirar da “cachola” o seu sonho para o papel. É um planejamento que, quando bem feito lhe trará economia, já que aqui você terá a definição de materiais, espaços desejados, possíveis mobiliários, enfim, definir, listar e desenhar o que você gosta e o que cabe no seu bolso, com as melhores opções de mercado na visão de custo, qualidade e até tempo.

2. Orçamento

Passo-a-Passo da Construção Container - Orçamento

Para responder a pergunta: “Quanto custa uma casa container?”, nós da Up! Containers temos 3 caminhos para seguirmos com a segunda etapa do projeto, que é orçamentação:

1️⃣ Você escolhe uma das opções da nossa LOJA (www.upcontainers.com.br/loja);
2️⃣Ou você nos envia o projeto (no mínimo planta baixa e memorial descritivo) desenvolvido por alguém que realmente entenda do assunto. De preferência, um especialista;
3️⃣ Ou solicita nossa etapa 1: Desenvolvimento de Projeto. Nós teremos enorme prazer em atendê-lo.

Com o projeto arquitetônico concluído, este é enviado para elaboração de orçamento. Nessa etapa, há a confirmação de materiais específicos, quantidades e seus respectivos modelos inclusos no projeto.

Pontos definidos em orçamento: padrão de acabamento (econômico, intermediário, alto ou luxo), tipo de revestimento de parede (Drywall, PVC, MDF ou container aparente), tipo de piso (porcelanato, piso laminado, compensado naval) e detalhes de acabamento.

É comum que nesse momento sejam realizadas revisões, para ajuste do projeto de acordo com o budget do cliente, dessa maneira é possível atingir o orçamento desejado.

Nessa fase, chega-se a uma revisão final e elaboração de proposta definitiva oferecendo preço e prazo dentro do acordado em negociação.

E pra finalizar, um SUPER DIFERENCIAL em relação a esta etapa aqui na Up! Containers é que o valor orçado é de fato o valor que você vai pagar pelo seu imóvel. Dizemos isso, pois sabemos que nas construções normalmente você orça um valor x, mas devido a vários reajustes até o fim da obra, seja de material, ou de imprevistos e demora no tempo da construção, o valor orçado vira 2x e olhe lá! Ou seja, é ou não é DEMAIS o valor orçado ser VALOR FECHADO?? 👏

3. Planejamento, Cronograma e Compras

Passo-a-Passo da Construção Container - Planejamento Cronograma e Compras

Lembra quando dissemos no 2º passo que o valor orçado é de fato o valor que você vai pagar pelo seu imóvel? Isso só é possível com o planejamento da obra. Logo que o projeto e o orçamento são aprovados entra em cena a equipe de planejamento. Nesta fase são criados vários documentos que nos auxiliam no controle e monitoramento para que tudo aconteça dentro do planejado, e isso é fundamental para que a entrega do imóvel seja na data combinada.

No planejamento, 4 fatores são muito importantes: o tempo, custo, escopo e qualidade, esses 4 itens irão definir se um projeto foi bem-sucedido ou não. Embora essa etapa seja fundamental antes do início da fabricação, ela deve estar presente até a entrega do imóvel.

Lembra do Memorial Descritivo citado na fase anterior? Bom, agora ele fará parte, entre outras coisas, do ESCOPO. Este é responsável por garantir que aquilo que foi contratado e aprovado pelo cliente seja realmente entregue. Com os materiais escolhidos sendo transformados no sonho de nossos clientes.

Dentre os documentos utilizados está o CRONOGRAMA, é ele que determina quando cada etapa da fabricação será realizada, criando uma linha do tempo e auxiliando o responsável pela fabricação a permanecer dentro do prazo de entrega.

Para que o projeto fique dentro do orçamento é necessário que aconteça um planejamento dos custos, diretamente relacionado ao cronograma. Com este definido é possível saber o período que cada material será usado, permitindo que a compra seja feita com antecedência.

Dessa forma, com um planejamento bem-sucedido e garantido que tudo ocorra conforme o previsto, conseguimos entregar um imóvel de qualidade, dentro do tempo e do custo, resultando na satisfação do cliente.

4. Infraestrutura

Passo-a-Passo da Construção Container - Infraestrutura

Vamos falar agora sobre a preparação do terreno para a construção container!

Esta etapa envolve terraplanagem, fundação e infraestrutura. Embora não executada diretamente pela Up!, nessa etapa trabalhamos com parceiros de confiança que oferecem esse serviço e tem experiência na construção container.

Primeiramente, no terreno é realizado o corte e aterro para nivelamento do solo. Para terrenos planos é necessário apenas limpeza do terreno e a remoção de uma camada superficial de solo solto. Após, a fundação é executada em concreto armado, seu tipo varia de acordo com a resistência do solo, podendo utilizar blocos sobre estacas, sapatas ou radier.

Simultaneamente, em todos os pontos hidráulicos, as tubulações de entrada de água ou saída de esgoto são preparadas, deixando a espera para acoplagem dos containers posteriormente. A elétrica, de maneira mais simples, é preparada para chegar ao container e pode vir junto com conexões de internet, antena e alarme.

Assim, o terreno estará pronto para receber os containers de forma plug & play, onde basta conectar elétrica e hidráulica e tudo passa a funcionar normalmente!

Vale ressaltar aqui uma SUPER VANTAGEM da construção container!!!! Enquanto se está realizando esta etapa da infraestrutura, a transformação dos containers acontece simultaneamente na fábrica da Construtora. Com isso, há uma rapidez de entrega da obra em tempo surpreendente! Se for uma obra para o seu negócio, você começa a faturar muito antes do esperado. Incrível, não é mesmo?

5. Fabricação

Passo-a-Passo da Construção Container - Fabricação

A etapa 5 é quando a “mágica” acontece, a fabricação!

Nesse momento, toda a engenharia e serviços necessários para a execução do projeto são iniciados e você finalmente ira conseguir ver aquele desenho no papel tomando forma.

O container passa por um tratamento anticorrosivo com lixamento da superfície e aplicação de primer. A pintura externa é aplicada (podendo ser esmalte sintético, tinta automotiva ou PU), também nessa etapa são feitos os recortes de esquadrias. Os serviços que seguem são o isolamento termo acústico com lã de vidro, instalações elétricas e hidrossanitárias, fixação de revestimento (Drywall, PVC e MDF são as opções preferidas). E também se dá início ao acabamento, com assentamento de revestimento de piso (porcelanatos, laminados, vinílicos ou cerâmicos), pintura interna, fixação de portas internas e externas, assim como instalação de luminárias e peças hidráulicas.

A esse ponto, a construção estará entre 80% a 95% pronta, pronta para embarcar para o terreno e compor a obra final, não é o máximo?

E o melhor, o processo é feito em fábrica, sem dor de cabeça, sem sujeira e super rápido. Não tem problema se você mora longe e quer acompanhar a sua obra, nós fazemos relatório fotográfico diariamente e graças às tecnologias atuais podemos fazer vídeos conferências que fará você se sentir no meio da fábrica.

Para finalizar, olha só que divertido!! Os vizinhos do terreno que vai receber os containers transformados sempre tem uma grande surpresa, pois em um momento só há terreno… e com a chegada dos containers, de um dia para o outro, tem-se ali um imóvel praticamente pronto! .

6. Logística e Montagem

Passo-a-Passo da Construção Container - Logística e Montagem

O 6⁰ passo do nosso Passo-a-passo da Construção Container envolve a tão aguardada montagem no terreno!

O container embarca rumo a seu destino através de carreta com carga segurada. Cada carreta pode transportar um container de 40 pés ou dois containers de 20 pés.

Não há limite de distância para enviar os containers, mas o custo cresce em função do quilômetro rodado e por isso é feito um estudo de viabilidade para o cliente.

Chegando no terreno, o descarregamento é feito com caminhão munck ou guindaste, dependendo do espaço disponível para manobra. As acoplagens são feitas através de soldagem e fixação com elementos específicos, com impermeabilização após esse processo.

Feito isso, as esquadrias de vidro são fixadas, a etapa de revestimentos e retoque de pintura é concluída e a obra está pronta! Simples assim!

A montagem é rápida e dentro de poucos dias, o terreno passa de um local vazio para uma construção concluída em tempo recorde!

7. Mobiliário

Passo-a-Passo da Construção Container - Mobiliário

Receber um imóvel pronto e sem ter a tradicional dor de cabeça com a construção civil convencional já é excelente. Agora, você já imaginou receber sua casa ou comércio inclusive com os móveis? A UP! Containers também oferece essa opção exclusivamente pra vocês. Somos parceiros da maior fábrica de móveis do Brasil e estamos habilitados para lhes ajudar também nesta sua necessidade.

É muito simples, quando desenharmos o seu projeto basta você solicitar também o desenho dos seus móveis. Apresentaremos o orçamento para sua aprovação. Quando enviarmos o seu imóvel, todo o mobiliário seguirá junto. Incrível!!!

Se ainda tiver dúvidas, clique aqui e fale conosco!!

Por fim, não esqueça de interagir com os posts da Up! Esperamos suas curtidas e comentários na nossa página do Instagram!! 🙂

17 opiniões sobre “Passo-a-Passo da Construção Container”

  1. Gostei muito.So mais uma pergunta.Em termos de legislação ,ou seja, como isso funciona junto a prefeitura, e com relação ao IPTU,uma vez q seria uma casa removível

    1. A aprovação do projeto na prefeitura segue os mesmos procedimentos de uma obra convencional. Há a aprovação do projeto, pedido de habite-se e cobrança normal de IPTU. Na realidade, já existe o IPTU verde para construções sustentáveis, como por exemplo em Presidente Prudente, onde o proprietário tem desconto no valor cobrado no IPTU.

      — Enviamos também esta mensagem no email cadastrado, para darmos seguimento ao seu interesse na construção container.

  2. Goste da apresentação, gostaria de obter mais informações, com orçamento prévio para um container de 40 pés para uma Lancheteria, terreno de 10 metros frente por 20 fundos plano.
    Com adaptação para cozinha para preparo e banheiros masc. e fem.

  3. Gostei. Tenho um terreno plaino, sendo 20m de frente e 50,m de fundos. Gostaria de um custo prévio para uma casa com tres quartos sendo uma suíte. Na cidade de Ji-Paraná. Rondônia.

  4. Olá, gostei muito da apresentação no site e tenho uma dúvida;
    um container de 20 pés para fazer uma suíte e integrar a uma construção já existente é viável? Poderiam me enviar alguma sugestão com preço? Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *