Tiny House: que tipo de construção é essa?
Esse estilo de construção, a Tiny House, faz parte de um movimento chamado minimalismo. Ele não está ligado apenas ao estilo da decoração, mas também com o modo de vida das pessoas. E esse modo minimalista consiste no contato com a natureza, de viver com o necessário e aproveitar os recursos do meio ambiente de um jeito consciente, sem exageros.
E foi a partir desse estilo de vida que surgiu as Tiny Houses. Traduzindo ao pé da letra, significa Casas Minúsculas, e essas construções são pequenas mesmo, seguindo a ideia de viver apenas com o necessário.
O movimento das Tiny Houses nasceu nos Estados Unidos e teve um maior crescimento com a Grande Crise de 2008, período no qual muitos estadunidenses ficaram sem moradia. Assim, viver em um local que não precisa pagar impostos e muitas vezes não precisava ser dono do terreno caiu como uma luva para essas pessoas. Elas passaram a viver em casas com até 40m² e a ter um estilo de vida mais simples. Como consequência, esse movimento se espalhou para outros países, chegando até o Brasil.
As Tiny Houses são construções modulares com metragens de até 40m². Embasada no minimalismo, a marcenaria se torna uma característica essencial nessas construções. Como a questão socioambiental está muito presente nesse movimento, há uma baixa produção de resíduos e uma grande economia de recursos nesse estilo de construção.
Agora, vem dar uma olhada em alguns modelos de Tiny House!