A Impressão 3D e o futuro da Construção Civil
Todo o mundo está sofrendo alterações com as novas tecnologias disponíveis, e a Construção Civil não fica para trás. E uma dessas inovações é a Impressão 3D.
E o que é essa impressão 3D? Ela é uma tecnologia utilizada para imprimir objetos com as três dimensões (altura, largura e profundidade). E para isso se utiliza diversos materiais. Ela é uma das inovações da Indústria 4.0, a qual está modificando os processos de fabricação e de produção.
Há algumas aplicações dessa tecnologia na Construção Civil. A primeira é a Concepção de Maquetes. Ao utilizar maquetes impressas em escala reduzida, é facilitado a visualização do imóvel por todos os profissionais, como os engenheiros e os arquitetos. Ainda, também é uma forma mais moderna e criativa de apresentar o projeto ao cliente.
Também há o Contour Crafting. É uma tecnologia que possibilita a construção automatizada de estruturas imobiliárias de uma única vez. O método utiliza trilhos e argamassa. Ainda, é feito de uma forma rápida, fácil e econômica.
Depois, existe o Concrete Printing. Este é um processo de construção com base em extrusão de argamassa e cimento. A impressão 3D em concreto permite a criação de empreendimentos mais baratos e mais rápidos, porém ele não substitui os modos tradicionais. A impressora de concreto é portátil, permitindo a construção em diversos locais com o uso de uma máquina.
Por fim, há o D-Shape. Ele utiliza da deposição de pó endurecido através da aplicação local de um material ligante. A matéria-prima utilizada para o processo de impressão é o microconcreto cimentício. As camadas de areia são colocadas de acordo com a espessura desejada e são compactadas. Quando a peça está concluída, ela é escavada para fora da camada de pó solto.
São diversos modos de utilizar a Impressão 3D na Construção Civil, e cada um é feito de um modo diferente. Porém, todos demonstram como será o futuro da Construção Civil.