Fale conosco: +55 (18) 4101-2017
Whatsapp: +55 (18) 98168-0726
Siga nossas redes sociais
Sustentabilidade e arquitetura: uma dupla de sucesso

Sustentabilidade e arquitetura: uma dupla de sucesso

A Sustentabilidade e arquitetura já formam uma dupla de sucesso no nosso país. Você sabia que o Brasil é o quarto país com mais obras certificadas por sustentabilidade, no mundo?! Não sabia?! Então olha só que interessante: segundo o Green Building Council Brasil (CBC), nós estamos apenas atrás dos EUA, China e Emirados Árabes.

Uau! Isso é tão incrível, não acham? Vocês já pararam para pensar o que significa ter uma arquitetura sustentável?! Uma arquitetura sustentável, significa que desde o seu projeto até a execução dele, a questão da sustentabilidade terá foco e prioridade.

“Ah, mas como posso fazer isso?!” Bom, primeiro, poderíamos dizer que é bacana sempre prestarem atenção nas empresas e profissionais que contratam. Pra ter certeza que eles se preocupam com o meio ambiente e com a redução do impacto ambiental que uma obra pode causar. (Aqui na UP! isso é fundamental). O projeto desde o início pode e deve ser pensado para evitar desperdícios. Atualmente existem legislações específicas que funcionam como boas aliadas da arquitetura sustentável, e é preciso seguir direitinho para ter um projeto “limpo”.

Uma grande aliada na sustentabilidade é a tecnologia! E para o mundo da construção temos como opção revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas econômicas, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, torneiras com sensores, placas solares, entre outras tantas opções.

É sempre bacana na hora de fazer o seu projeto pensar se ele não está agredindo a vegetação local, se dá para poupar o solo de grandes impactos, como fazer para preservar a água, preparar sistemas de captação de água de chuva para reutilização, entre outras práticas que colaboram para o planeta!

Mas aqui vai o nosso principal conselho: de nada adianta você pensar em uma arquitetura sustentável, se você ainda não mudou pequenos hábitos no seu próprio dia a dia. Como por exemplo: separar o seu lixo para reciclagem, não tomar banhos longos, não deixar luzes acesas sem necessidade, não alimentar o consumismo, e por aí vai. E para profissionais da área de arquitetura e construção, a nossa principal dica seria: na hora de projetar uma casa, um comércio ou até móveis, sempre pensem a longo prazo no quanto isso pode ser bacana para o planeta ou não!

Projeto da Green Roof Shelters - Inglaterra
Construção Sustentável com uso de Container e Telhado Verde - Projeto: Green Roof Shelters - Inglaterra

E bora fazer um mundo mais verde, mais bonito, mais limpo e mais gostoso de viver! 😉

Sua opinião nos ajudará a trazer o melhor conteúdo: